12 de outubro de 2011

Você já ouviu falar no Verão da Lata?


Muitos de vocês não fazem a menor idéia do que seja isso. Confesso que quando assisti o curta nem me preocupei em saber. Apenas quando resolvi postá-lo aqui no blog investiguei mais a fundo e por isso achei melhor compartilhar com todos.


Um Pouco de História

Em setembro de 1987 uma embarcação chamada Solana Star partiu da Austrália rumo ao porto de Cingapura onde recebeu uma carga com cerca de 22 toneladas de maconha. A droga foi prensada e lacrada a vácuo em latas de aço, de modo a simular um carregamento de sucos em conserva.

Após partir de Cingapura, a embarcação segiu rumo à costa leste dos EUA onde deixaria a encomenda. Mas assim que o Solana Star entrou em território brasileiro (pois fazia parte do trajeto), autoridades americanas avisaram o governo sob sua existência. Naquela época os recursos e estrutura para o combate às drogas eram bem menores e a única alternativa encontrada foi recorrer a marinha que disponibilizou uma fragata para auxiliar nas buscas.

Foram dias de procura sem nenhum resultado. A polícia acredita que os contrabandistas já sabiam sobre a operação e por isso desligaram o rádio. Depois, temendo a prisão em flagrante, eliminaram a carga, que foi jogada ao mar.

Logo as latas tomaram conta de todo o litoral sul e sudeste, com exceção do Espirito Santo. Pescadores vendiam as latas que achavam no mar, banhistas saiam pelas praias a fim de encontrar latas perdidas e a policia fazia de tudo para apreender os narcóticos. Foi uma comoção. O fumo estava na boca de todo mundo. Virou tema de camiseta, marchinha de carnaval, combustível para festas e assunto predileto das manchetes.

Algum tempo depois, o Solana foi encontrado no litorial carioca. Toda a tripulação tinha desaparecido. O único tripulante encontrado no barco foi o cozinheiro que jurou não saber de nada sobre a droga. Ele foi julgado e condenado em primeira instância a 20 anos de prisão, mas depois recorreu, foi absolvido e voltou para os EUA.

O Verão da Lata, como ficou conhecido, ainda é uma lenda para muitos mas com certeza marcou toda uma geração. O curta a seguir é o mesmo que eu assisti e me fez pesquisar mais sobre o assunto.




Agradeço a todos pela visita. deixem seus comentários e não esqueçam de assistir outros vídeos bacanas que tenho no site.

By Fotclock: fotclock@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário